Apresentação

Os edifícios antigos e, em particular, os edifícios religiosos de cada região, fazem parte da identidade e memória dos povos que a habitam e como tal devem ser preservados, não só na sua forma e cor mas também na sua estrutura, materiais e funcionalidade.

Os edifícios religiosos do Alentejo reflectem sem dúvida a história e o carácter das populações dessa região do País. A conservação destes edifícios exige um bom conhecimento das argamassas de cal das suas alvenarias e revestimentos, de modo a avaliar correctamente o seu estado de conservação, a evitar a progressão de situações patológicas e a planear intervenções eficazes, com materiais de substituição de características semelhantes.

O projecto CATHEDRAL (Caracterização e Conservação de Argamassas Tradicionais Históricas de Edifícios Religiosos do Alentejo), co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com a referência POCI/HEC/57915/2004 é o resultado de uma parceria científica entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Universidade de Évora, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com vista ao estudo de argamassas e rebocos antigos de edifícios históricos do Alentejo. Neste projecto, será realizada uma análise exaustiva da composição actual das argamassas, usando as diversas técnicas modernamente disponíveis, cruzada com o conhecimento histórico da sua execução e com o estudo da sua evolução ao longo do tempo, de modo a prever o seu comportamento actual e futuro.